8 materiais que não faltam no meu consultório

forever young.png

Sempre me pedem para indicar materiais/ jogos que acho importantes na hora de montar um consultório fonoaudiológico, e montei uma pequena lista de materiais que são coringas, daqueles que servem para vários objetivos terapêuticos e que tem  lugar especial na minha sala.

Resultado de imagem para espelho

 

1-  Espelho: É um material indispensável né? Para mostrar pontos articulatórios, exercícios de motricidade oral e outras brincadeiras, todo consultório de Fono tem que ter.

 

Resultado de imagem para miniaturas brinquedos

2- Miniaturas: De animais, de objetos da casa, de meios de transporte, de comidinhas.. são indispensáveis para trabalhar linguagem oral, escrita, elaborar brincadeiras e jogos simbólicos.

 

 

Resultado de imagem para microfone3- Microfone: Seja para gravar a voz do paciente na clínica de voz ou para avaliar e acompanhar os casos de trocas fonêmicas ou mesmo só como um convite a cantar e falar, o microfone está sempre presente.

 

Imagem relacionada

4-  O livro 444 histórias curtas para trabalhar leitura é um material rico e que uso diariamente no consultório. Seja para trabalhar leitura como para exercitar o reconto e interpretação.

(Tem para venda na book toy)

Resultado de imagem para fantoches

 

5- Fantoches: De papel, tecido, espuma, borracha, de material reciclado… eles encantam a criança e proporcionam ótimos momentos para conversas.

Resultado de imagem para encaixe jogo

6- Jogos de encaixe: Também disponíveis em diversos materiais como EVA e madeira, e tendo vários temas como cores, formas geométricas, animais e muitos outros, eles permitem trabalhar várias habilidades de forma lúdica e prazerosa. Tanto linguagem oral como coordenação visuomotora e flexibilidade de pensamento são alguns destes.

 

Resultado de imagem para lince jogo

7- Lince: Queridinho das Fonos, ele já possui diversas versões, até uma do método das boquinhas (lince das boquinhas- veja aqui) que uso bastante, eles são ótimos pois possuem imagens de todas das letras e de várias categorias semânticas, possibilitando uma infinidade de aplicações em terapia fonoaudiológica.

 

Resultado de imagem para bandinha musical8- Instrumentos musicais: de brinquedo, em forma digital ou profissionais, uso para trabalhar habilidades auditivas e de atenção. Tenho desde os de sucata aos mais diferentes que encontro, como apitos variados e engraçados.

 

 

Termino essa minha lista que poderia ser bem maior, e pretendo fazer mais algumas pois a quantidade e variedade de materiais que encontramos e podemos usar na clínica é muito grande e sempre aumentam.

Você tem algum que acha que devo conhecer ou que não falta na tua lista? fala aqui!

 

2 comentários

  1. Estou adorando a sua página, ela está sendo fonte de inspiração para as minhas terapias.Estou retornando as terapias depois de muito anos e estava longe do mundo da fono e você está contribuindo bastante para o meu crescimento. Obrigada por dividir conosco a sua bagagem !!Isso só demonstra o quão iluminada você é !!!Obrigada

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s